Sou Lidiane Barros, nutricionista - CRN - 6: 11.342, formada pela Universidade Federal da Paraíba em Janeiro de 2013 e pós-graduanda em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Estácio. Esse blog não oferece nenhum tipo de fórmulas mágicas para chegar a seus objetivos (emagrecimento, ganho de massa muscular, etc), mas tem a finalidade de orientar os leitores a uma alimentação saudável. Sejam bem-vindos!!!

sábado, 28 de março de 2015

Linhaça marrom ou dourada?



Existem evidências do uso da linhaça datados de 5000 anos antes de Cristo na região da Mesopotâmia. Alguns achados mostram que a semente de linhaça era usada para consumo e a planta do linho era usada no tratamento de ferimentos.

A cor da linhaça se dá pela quantidade de pigmentos no revestimento externo da semente e são determinados por fatores genéticos e ambientais. A linhaça marrom se dá em regiões quentes (como no Brasil), já a linhaça dourada em lugares mais frios (como o Canadá). 

A linhaça dourada é bem mais difundida e aceita que a marrom, embora cientificamente as diferenças entre ambas não são tão significantes. A maior diferença está no uso de agrotóxico no cultivo da linhaça marrom enquanto que a dourada não se utiliza e por esse motivo ela é considerada orgânica. Outra diferença, porém de pouca relevância é na quantidade de fibras e proteína, a marrom tem mais fibra enquanto que a dourada tem mais proteína.

Apesar dessas poucas diferenças, ambas são consideradas como alimento funcional - aquele que além de suas funções básicas, possuem uma ou mais substâncias fisiológicas e benéficas a saúde, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças. A linhaça tem o valor nutricional comparável com o da soja. 

Em 100 gramas de  linhaça é encontrado aproximadamente: 35g de lipídeo, 26g de proteína, 14g de fibras, 9g de água, 70mg de potássio, 70mg de fósforo, 30mg de magnésio, 20mg de cálcio e 20mg de enxofre, entre outros nutrientes, como as vitaminas A, B, D e E.

Composição da linhaça e benefícios

1° Ômega 3 e 6 - a linhaça é considerada o alimento de origem vegetal mais rico em ácido graxo ômega-3 - entre os muitos benefícios estão a proteção contra doenças cardiovasculares e infarto do miocárdio, controle de pressão arterial e redução de mortalidade por câncer.

2° Lignanas - tem efeito anticarcenogênico (prevenção de câncer) e antioxidantes (combate os radicais livres que provocam doenças). Por ser semelhante ao estrogênio atua amenizando os sintomas da menopausa e prevenindo o câncer de mama.

3° Fibras insolúveis - auxilia no tratamento de constipação (prisão de ventre), síndrome do intestino irritável e doença diverticular.

4° Fibras solúveis - redução da glicemia (glicose no sangue), do colesterolemia (colesterol no sangue) e da trigliceridemia (triglicerídeos no sangue), prevenção de obesidade, saciedade por mais tempo e ativação do metabolismo.

5° Ácidos fenólicos - ação antioxidante, antimicrobiana e anticancerígena.

6° Flavonóides - inibe a peroxidação lipídica (provoca estresse oxidativo), a agregação plaquetária, a permeabilidade e fragilidade capilar.

A linhaça é um alimento benéfico, tanto a marrom quanto a dourada, mas deve ser inserido no contexto de uma alimentação saudável. Não deve ser consumida de forma exagerada. Lembrando que o mais importante em uma alimentação saudável é o equilíbrio, nem de mais, nem de menos. Procure orientação de um nutricionista para saber com segurança que quantidade de cada alimento consumir diariamente. 




REFERÊNCIAS

Imagem: http://www.jasminealimentos.com/blog/voce-sabia/linhaca-dourada-x-linhaca-marrom/
                http://www.vilamulher.com.br/bem-estar/nutricao/linhaca-dourada-x-linhaca-marrom-voce-conhece-a-diferenca-m1214-695425.html

Pesquisa: 

Linhaça marrom e dourada: propriedades químicas e funcionais das sementes e dos óleos prensados a frio
http://www.scielo.br/pdf/cr/v44n1/a1214cr2013-0310.pdf

A IMPORTÂNCIA DA LINHAÇA COMO ALIMENTO FUNCIONAL E SUA UTILIZAÇÃO POR UNIVERSITÁRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE
http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/saude_foco/artigos/ano2010/linhaca.pdf

Propriedades funcionais da linhaça (Linum usitatissimum L.) em diferentes condições de preparo e uso em alimentos
http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2363 

Efeito comparativo de dietas ricas em linhaça marrom e dourada no câncer de mama
file:///C:/Users/Lidiane/Downloads/Alice%20(1).pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário