Sou Lidiane Barros, nutricionista - CRN - 6: 11.342, formada pela Universidade Federal da Paraíba em Janeiro de 2013 e pós-graduanda em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Estácio. Esse blog não oferece nenhum tipo de fórmulas mágicas para chegar a seus objetivos (emagrecimento, ganho de massa muscular, etc), mas tem a finalidade de orientar os leitores a uma alimentação saudável. Sejam bem-vindos!!!

quarta-feira, 18 de março de 2015

Todo mundo pode utilizar adoçantes?




O uso de adoçantes a cada dia vem crescendo por pessoas com o objetivo de perder peso e controlar a ingestão de açúcar. A população tem acesso direto a esses aditivos alimentares e consomem da forma que bem desejam. O maior consumo é entre a população idosa, diabética, hipertensa e com excesso de peso.

Mas será que faz bem utilizar os adoçantes?

No Brasil a ANVISA, autoriza a utilização de alguns edulcorantes (compostos pelos quais são formados os adoçantes):

- Naturais: Manitol, Isomaltiol, Maltitol, Esteosídeos (Stevia), Lactitol, Xilitol e Eritrol.
- Artificiais: Acessulfame de potássio, Aspartame, Ciclamato de sódio, Sacarina, Sucralose, Taumatina e Neotame.

Observe os nomes e observe os rótulos dos adoçantes para não ser enganado.

É preciso ter muito cuidado com o uso dos adoçantes. Testes realizados com os edulcorantes mais utilizados (Ciclamato, Sacarina e Aspartame) identificaram possíveis potenciais cancerígenos desses aditivos. Os hipertensos também precisam ficar alertas com o uso dos adoçantes devido o sódio que altera a pressão arterial. O Stevia e Sucralose, em estudos, não foram associados a potencial cancerígeno.

Cada edulcorante tem uma quantidade máxima permitida de consumo diário, segundo a Anvisa. Vale ressaltar que alimentos dietéticos também tem adição de edulcorantes, por isso é muito fácil atingir o limite máximo. 

Gestantes precisam ter muito cuidado, devido o potencial carcinogênico. E crianças também, pois atingem muito rápido o limite máximo permitido. 

Para saber melhor, procure um nutricionista, o mais importante, não utiliza adoçantes por conta própria e em qualquer quantidade, a melhor opção é se reeducar na quantidade de açúcar utilizada.


Pesquisa:

A abordagem não medicamentosa do paciente com hipertensão arterial
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=IlCxMvg7Za0C&oi=fnd&pg=PA119&dq=ado%C3%A7antes+e+hipertens%C3%A3o&ots=7Tf-WPQ6ly&sig=GBkxK_s2ukpYYdXzsVfRzo7g8i8#v=onepage&q=ado%C3%A7antes%20e%20hipertens%C3%A3o&f=false

Informe técnico Anvisa
http://www.abiad.org.br/index.php/legislacao/outros/573-informe-tecnico-n-62-de-08-de-setembro-de-2014

Uso de edulcorantes em alimentos
http://www.cpgls.ucg.br/8mostra/Artigos/SAUDE%20E%20BIOLOGICAS/Uso%20de%20edulcorantes%20em%20alimentos%20regulamenta%C3%A7%C3%A3o%20e%20implica%C3%A7%C3%B5es%20para%20a%20sa%C3%BAde.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário