Quem não gosta do bom e velho chocolate?
A maioria das pessoas se deliciam com esse apetitoso docinho, e isso não é de hoje não, os Maias, Olmecas e Astecas bem antes da colonização espanhola tomavam um suco de cacau chamado "tchocolath". O cacau para eles era divino, os Maias até mesmo comemoravam no mês de Abril o dia do deus cacau: Ex Chuah. O fruto do cacau era tão nobre que servia como moeda de troca.
Existe, ao meu ver, três tipos de chocolate mais conhecidos e consumidos:
- Chocolate amargo: feito de cacau, pouca açúcar e adicionado ou não de leite;
- Chocolate ao leite: feito da pasta de cacau, açúcar, leite, leite em pó evaporado ou condensado;
- Chocolate branco: manteiga de cacau, açúcar e leite.
Eu sei que só em pensar nesses tipos você já está com água na boca. Essa sensação de alegria e de prazer ao comer chocolate está associado a algumas substâncias nele contidas que estimulam os centros cerebrais, como o carboidrato (na forma de açúcar) e a gordura, as aminas biogênicas e a liberação de neurotransmissores como a dopamina, serotonina e endorfina.
Mas é saudável consumir chocolate?
Depende do tipo de chocolate você consome e a quantidade que você consome. Vejamos:
- O chocolate é derivado do cacau, que como todo fruto é rico em vitaminas e minerais e antioxidantes como os flavonoides o que confere ao chocolate (como as diversas pesquisas vem mostrando) muitos benefícios como:
1° redução da agregação plaquetária
2° redução de LDL ("colesterol ruim") e aumento do HDL ("colesterol bom")
3° redução de marcadores de inflamação (aterosclerose é uma inflamação)
4° aumento do fluxo sanguíneo nos membros e artérias do coração
5° redução da pressão arterial
6° aumento do fluxo sanguíneo cerebral
7° aumento da fotoproteção da pele.
- Nem todo tipo de chocolate tem essas funções. Apenas aqueles ricos em cacau e consequentemente em flavonoides. Isso é um problema pois a industria tende a adicionar muita gordura e açúcar ao cacau e além do mais, processos para melhorar a consistência, a aparência e para reduzir o amargo fazem com que muito dos flavonoides sejam perdidos.
- É melhor escolher as versões mais amargas que são mais ricas em cacau e contem menos açúcares e gordura, bom para quem está de dieta e para quem não deseja ganhar peso e ainda melhorar ou manter a saúde.
Lembre-se que mesmo na versão amarga não se deve exagerar. A páscoa está chegando mais nada de excessos. O importante sempre é o equilíbrio.
Se você ainda não sabe, fique agora sabendo que apesar de muito chocolate e coelhinho, a páscoa não é isso, mas sim a morte e ressurreição de Jesus Cristo e é por meio disso que hoje podemos ter vida.
Tenham todos uma boa páscoa!!!!
Referências
CHOCOLATE: SAIBA OS BENEFICIOS E OS MALEFICIOS DO PRODUTO
http://www.ascom.ufpa.br/links/chocolate_release.pdf
Chocolate: bom mesmo para saúde ou puro prazer?
http://www.icbneuro.com.br/paginas/pdf/artigos/chocolate.pdf
Chocolate: sua história e principais características
http://bdm.unb.br/bitstream/10483/338/1/2008_AnaPaulaSabbagAmaralBatista.pdf