Sou Lidiane Barros, nutricionista - CRN - 6: 11.342, formada pela Universidade Federal da Paraíba em Janeiro de 2013 e pós-graduanda em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Estácio. Esse blog não oferece nenhum tipo de fórmulas mágicas para chegar a seus objetivos (emagrecimento, ganho de massa muscular, etc), mas tem a finalidade de orientar os leitores a uma alimentação saudável. Sejam bem-vindos!!!

terça-feira, 31 de março de 2015

Chocolate: é saudável consumir?




Quem não gosta do bom e velho chocolate?

A maioria das pessoas se deliciam com esse apetitoso docinho, e isso não é de hoje não, os Maias, Olmecas e Astecas bem antes da colonização espanhola tomavam um suco de cacau chamado "tchocolath". O cacau para eles era divino, os Maias até mesmo comemoravam no mês de Abril o dia do deus cacau: Ex Chuah. O fruto do cacau era tão nobre que servia como moeda de troca.

Existe, ao meu ver, três tipos de chocolate mais conhecidos e consumidos: 

- Chocolate amargo: feito de cacau, pouca açúcar e adicionado ou não de leite;
- Chocolate ao leite: feito da pasta de cacau, açúcar, leite, leite em pó evaporado ou condensado;
- Chocolate branco: manteiga de cacau, açúcar e leite.

Eu sei que só em pensar nesses tipos você já está com água na boca. Essa sensação de alegria e de prazer ao comer chocolate está associado a algumas substâncias nele contidas que estimulam os centros cerebrais, como o carboidrato (na forma de açúcar) e a gordura, as aminas biogênicas e a liberação de neurotransmissores como a dopamina, serotonina e endorfina. 

Mas é saudável consumir chocolate?

Depende do tipo de chocolate você consome e a quantidade que você consome. Vejamos:

- O chocolate é derivado do cacau, que como todo fruto é rico em vitaminas e minerais e antioxidantes como os flavonoides o que confere ao chocolate (como as diversas pesquisas vem mostrando) muitos benefícios como:
    1° redução da agregação plaquetária
    2° redução de LDL ("colesterol ruim") e aumento do HDL ("colesterol bom")
    3° redução de marcadores de inflamação (aterosclerose é uma inflamação)
    4° aumento do fluxo sanguíneo nos membros e artérias do coração
    5° redução da pressão arterial
    6° aumento do fluxo sanguíneo cerebral 
    7° aumento da fotoproteção da pele.

- Nem todo tipo de chocolate tem essas funções. Apenas aqueles ricos em cacau e consequentemente em flavonoides. Isso é um problema pois a industria tende a adicionar muita gordura e açúcar ao cacau e além do mais, processos para melhorar a consistência, a aparência e para reduzir o amargo fazem com que muito dos flavonoides sejam perdidos. 

- É melhor escolher as versões mais amargas que são mais ricas em cacau e contem menos açúcares e gordura, bom para quem está de dieta e para quem não deseja ganhar peso e ainda melhorar ou manter a saúde. 

Lembre-se que mesmo na versão amarga não se deve exagerar. A páscoa está chegando mais nada de excessos. O importante sempre é o equilíbrio.

Se você ainda não sabe, fique agora sabendo que apesar de muito chocolate e coelhinho, a páscoa não é isso, mas sim a morte e ressurreição de Jesus Cristo e é por meio disso que hoje podemos ter vida.

Tenham todos uma boa páscoa!!!!



Referências

CHOCOLATE: SAIBA OS BENEFICIOS E OS MALEFICIOS DO PRODUTO
http://www.ascom.ufpa.br/links/chocolate_release.pdf

Chocolate: bom mesmo para saúde ou puro prazer?
http://www.icbneuro.com.br/paginas/pdf/artigos/chocolate.pdf

Chocolate: sua história e principais características
http://bdm.unb.br/bitstream/10483/338/1/2008_AnaPaulaSabbagAmaralBatista.pdf


domingo, 29 de março de 2015

Refrigerantes: normal, zero, light ou diet?



O Brasil é o terceiro produtor de refrigerantes do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e México. O mercado de refrigerantes vem crescendo cada vez mais, estima-se que nos últimos 50 anos o consumo desse produto tenha aumento 500%. Crianças e adolescentes são os maiores consumidores.

Os ingredientes do refrigerante são:

Água;
Áçucar;
Concentrados (conferir sabor, cor e aroma);
Acidulantes (regular a doçura do açúcar);
Antioxidantes (evita a oxidação) - são artificiais, não são os componentes benéficos que encontramos em frutas e verduras por exemplo;
Conservantes (inibem o desenvolvimento microbiológico);
Edulcorantes (conferem o sabor adocicado, nas versões sem ou com redução de açúcar);
Dióxido de carbono.

Estudos tem relacionado o consumo de refrigerante a vários problemas de saúde tais como: 

1° Aumento de peso e obesidade;
2° Cáries e erosão dentárias;
3° Baixa utilização (pelo organismo) de alimentos que contenham cálcio, aumentando o risco de Osteoporose;
4° Processos alérgicos;
5° Hiperatividade;
6° Câncer;
7° Gastrite e refluxo gástrico;
8° Celulites subcutâneas e estrias;
9° Aumento de 80% do risco de desenvolvimento de diabetes;
10° Desequilíbrio do organismo - o cálcio e o fósforo ficam sempre juntos no organismo, o refrigerante tem muito fósforo, então para que ele seja processado é preciso de cálcio que é retirado dos ossos.

Em qualquer das versões o refrigerante deve ser evitado, quando é substituído o açúcar outros componentes também prejudiciais são adicionados, o melhor mesmo é evitar. Troque o refrigerante por água, suco, leite ou água de coco.

Veja a quantidade de açúcar do refrigerante:

1 garrafa de 600ml tem aproximadamente 16 saquinhos de açúcar
1 lata tem aproximadamente 8 saquinhos de açúcar
1 copo de refrigerante tem aproximadamente 9 colheres de chá de açúcar.

  

Tomando uma latinha por dia, essa é a quantidade de açúcar que você consome em um mês, apenas do refrigerante.




 IMAGEM

http://www.gazzeta.com.br/voce-sabia-que-lata-de-refrigerante-tem-ate-7-colheres-de-acucar/
http://www.projetoalimente.com.br/os-efeitos-refrigerante/
http://www.cadernow.com.br/refrigerantes/


REFERÊNCIAS

A química do refrigerante
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf

O IMPACTO DO CONSUMO DE REFRIGERANTES NA SAÚDE DE ESCOLARES DO COLÉGIO GISSONI
http://www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/12/artigos/08.pdf

A química do refrigerante
http://www.nre.seed.pr.gov.br/irati/arquivos/File/QUIMICA/quimica_refrigerante.pdf

Falando sobre ciência com uma latinha de refrigerante
http://www.quimica.net/emiliano/artigos/2006set_refrigerante.pdf

Refrigerantes - Evte-os
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/programas/Refrigerante.pdf

Consumo de refrigerantes e sucos artificiais por crianças menores de cinco anos: uma análise da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher, 2006
http://www.revistanutrire.org.br/files/v37n2/v37n2a05.pdf

sábado, 28 de março de 2015

Linhaça marrom ou dourada?



Existem evidências do uso da linhaça datados de 5000 anos antes de Cristo na região da Mesopotâmia. Alguns achados mostram que a semente de linhaça era usada para consumo e a planta do linho era usada no tratamento de ferimentos.

A cor da linhaça se dá pela quantidade de pigmentos no revestimento externo da semente e são determinados por fatores genéticos e ambientais. A linhaça marrom se dá em regiões quentes (como no Brasil), já a linhaça dourada em lugares mais frios (como o Canadá). 

A linhaça dourada é bem mais difundida e aceita que a marrom, embora cientificamente as diferenças entre ambas não são tão significantes. A maior diferença está no uso de agrotóxico no cultivo da linhaça marrom enquanto que a dourada não se utiliza e por esse motivo ela é considerada orgânica. Outra diferença, porém de pouca relevância é na quantidade de fibras e proteína, a marrom tem mais fibra enquanto que a dourada tem mais proteína.

Apesar dessas poucas diferenças, ambas são consideradas como alimento funcional - aquele que além de suas funções básicas, possuem uma ou mais substâncias fisiológicas e benéficas a saúde, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças. A linhaça tem o valor nutricional comparável com o da soja. 

Em 100 gramas de  linhaça é encontrado aproximadamente: 35g de lipídeo, 26g de proteína, 14g de fibras, 9g de água, 70mg de potássio, 70mg de fósforo, 30mg de magnésio, 20mg de cálcio e 20mg de enxofre, entre outros nutrientes, como as vitaminas A, B, D e E.

Composição da linhaça e benefícios

1° Ômega 3 e 6 - a linhaça é considerada o alimento de origem vegetal mais rico em ácido graxo ômega-3 - entre os muitos benefícios estão a proteção contra doenças cardiovasculares e infarto do miocárdio, controle de pressão arterial e redução de mortalidade por câncer.

2° Lignanas - tem efeito anticarcenogênico (prevenção de câncer) e antioxidantes (combate os radicais livres que provocam doenças). Por ser semelhante ao estrogênio atua amenizando os sintomas da menopausa e prevenindo o câncer de mama.

3° Fibras insolúveis - auxilia no tratamento de constipação (prisão de ventre), síndrome do intestino irritável e doença diverticular.

4° Fibras solúveis - redução da glicemia (glicose no sangue), do colesterolemia (colesterol no sangue) e da trigliceridemia (triglicerídeos no sangue), prevenção de obesidade, saciedade por mais tempo e ativação do metabolismo.

5° Ácidos fenólicos - ação antioxidante, antimicrobiana e anticancerígena.

6° Flavonóides - inibe a peroxidação lipídica (provoca estresse oxidativo), a agregação plaquetária, a permeabilidade e fragilidade capilar.

A linhaça é um alimento benéfico, tanto a marrom quanto a dourada, mas deve ser inserido no contexto de uma alimentação saudável. Não deve ser consumida de forma exagerada. Lembrando que o mais importante em uma alimentação saudável é o equilíbrio, nem de mais, nem de menos. Procure orientação de um nutricionista para saber com segurança que quantidade de cada alimento consumir diariamente. 




REFERÊNCIAS

Imagem: http://www.jasminealimentos.com/blog/voce-sabia/linhaca-dourada-x-linhaca-marrom/
                http://www.vilamulher.com.br/bem-estar/nutricao/linhaca-dourada-x-linhaca-marrom-voce-conhece-a-diferenca-m1214-695425.html

Pesquisa: 

Linhaça marrom e dourada: propriedades químicas e funcionais das sementes e dos óleos prensados a frio
http://www.scielo.br/pdf/cr/v44n1/a1214cr2013-0310.pdf

A IMPORTÂNCIA DA LINHAÇA COMO ALIMENTO FUNCIONAL E SUA UTILIZAÇÃO POR UNIVERSITÁRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE
http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/saude_foco/artigos/ano2010/linhaca.pdf

Propriedades funcionais da linhaça (Linum usitatissimum L.) em diferentes condições de preparo e uso em alimentos
http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2363 

Efeito comparativo de dietas ricas em linhaça marrom e dourada no câncer de mama
file:///C:/Users/Lidiane/Downloads/Alice%20(1).pdf

sexta-feira, 27 de março de 2015

Emagrecer ou não emagrecer: eis a questão



A mídia estabeleceu que o "padrão de beleza" para mulher é: barriga "sarada", bumbum e cochas torneados, peitos volumosos, cabelo liso e sedoso, nada de celulites, estrias ou culotes. Essa "mulher perfeita" é vendida nas revistas, televisão e internet. 

Em busca dessa perfeição e como meio de ser aceita, as mulheres ficam desesperadas para atingir essa meta; como resultado dessa busca, vemos o aumento de cirurgias plásticas, academias e cada dia um novo tipo de dieta que a artista Fulana de Tal fez e perdeu não sei quantos quilos em uma semana.

Em contra-partida iniciaram alguns movimentos como o Plus Size para combater essa tortura que as mulheres vem sofrendo e fazendo com que elas se aceitem, se amem e se achem lindas do jeito que são. PARABÉNS AO MOVIMENTO!!!

Mas tenho alguns questões sobre isso: É preciso ser magra para ser linda? É preciso buscar o emagrecimento? Ou a auto-aceitação? A mídia tem razão em querer  "padronizar as mulheres"? Vale a pena se torturar em dietas totalmente restritivas e horas e mais horas de academia, ou em cirurgias plásticas?

Tenho minha opinião sobre isso e descreverei a seguir em forma de tópicos:

1° Padrão de beleza não existe, isso é apenas um ideia idiota e machista de valorizar simplesmente a aparência, como se nós fossemos objeto que se vende nas lojas, que precisa ser atrativo e gostoso.

2° Em qualquer peso, a mulher deve se sentir linda e valorizada. E honestamente, a primeira pessoa a nos valorizar tem que ser nós mesmas. Você pode ser a pessoa mais linda do mundo, mas se você mesma não se valorizar e reconhecer o seu valor, não adianta nada, o contrário também é verdadeiro.

3° Perder peso, entrar na média de peso ideal, não é uma questão estética, puramente de beleza. O excesso de peso e a obesidade são responsável por diversas outras doenças (diabetes, hipertensão, doenças no coração, doenças articulares). A atividade física, de igual modo, é muito importante para o bem-estar e para a saúde de modo geral. Por isso, se você está acima do peso, não fique desesperada para perder porque se sente feia, pois isso não é verdade, você é linda de qualquer forma, mas é preciso perder peso para se manter mais saudável. Perder peso é diferente de entrar no "padrão de beleza".

4° A pressa e a ansiedade sempre atrapalham, por isso, se matar em academias, fazer dietas malucas nunca vão lhe ajudar, pelo contrário vão lhe levar a uma queda de auto-estima, sem resultado esperado. 

5° Se você deseja mais que emagrecer, ter um corpo "saradão" quem sou eu pra dizer não, corra atrás, sem exageros e sem prejudicar sua saúde. Mas faça, se for um desejo seu, não apenas para entrar em padrões impostos por quem não entende nada.

Em resumo: nenhuma mulher deve se render a padronização da beleza imposta pela mídia, pois não somos mercadoria; precisamos reconhecer que somos maravilhosas em qualquer tamanho de roupa; precisamos também saber que perder peso é questão de saúde, mas que é um processo lento (como todo processo de educação), mas perder peso não quer dizer entrar em um padrão imposto; porém, se você deseja ter o corpo sarado você também pode ter, mas desde que isso seja uma vontade sua, e não simplesmente porque é preciso entrar nos padrões.

Toda mulher é encantadora, do jeito que é, toda mulher pode e deve ser do jeito que quiser ser!!!

E essa é apenas minha humilde opinião.


Imagem: https://blog.magraapp.com.br/dieta-e-emagrecimento/page/4/
                http://marciaholi.blogspot.com.br/2014/01/349-nem-tudo-que-reluz-e-ouro-nem-tudo.html

terça-feira, 24 de março de 2015

Melhor época para consumir cada fruta


* aperte na imagem para melhor visualizá-la.

Hoje temos acesso a praticamente todas as frutas em qualquer época do ano, isso porque o homem consegue produzir mesmo fora da época de consumo. O problema disso é que para que essa produção "fora de época" ocorra é necessário que seja utilizado mais agrotóxicos e outros aditivos.

Escolhendo frutas da época você consome:

1° por um custo menor e maior acesso;
2° de forma mais saudáveis, já que se utiliza de menos aditivos;
3° um alimento mais saboroso.

Consuma mais frutas da época, é melhor para seu bolso e principalmente para sua saúde.


A tabela foi baseada na disponível no site: http://www.hypeverde.com.br/confira-frutas-de-cada-estacao/

segunda-feira, 23 de março de 2015

Qual o perigo do refresco em pó?




O uso de refresco em pó, mas conhecido como suco de pacote, é cada vez mais comum, devido a praticidade e o custo baixo. Mas, vale a pena, em relação a saúde, toda essa praticidade e custo baixo?

A resposta é: não

 Os "refrescos em pó" apresentam apenas 5% de suco desidratado de fruta. Sendo assim, eles não podem ser chamados de suco. Um suco é aquele que apresenta 100% de fruta em sua composição, no caso de frutas muito consistentes esse percentual pode cair um pouco. Os demais podem ser chamados de bebida a base de suco.

% de polpa de fruta
Suco - 100%
Néctar - 30 a 40%
Refresco - 20 a 30%
Refrigerante - 5 a 10%

A substituição de alimentos naturais por artificiais vem empobrecendo nutricionalmente a dieta e provocando danos a saúde da população. Uma pesquisa demonstrou que 85% das famílias brasileiras utilizam refresco em pó, principalmente as famílias mais carentes.

Esse tipo de refresco e outros produtos industrializados são ricos em ADITIVOS ALIMENTARES. Segundo a portaria n° 540 da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) de 27 de Outubro de 1997, aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente, sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais do alimento. Existem mais de 6 mil tipos de aditivos alimentares, entre eles, aroma, corantes, conservantes, realçadores de sabor, etc).

Muitas pesquisas vem estudando esses aditivos e comprovadamente eles são responsáveis pelo desenvolvimentos de alergias, asma, dermatite de contato, urticária crônica, choque anafilático, rinite alérgica, danos no fígado, estômago e intestino, danos nos genes e câncer. Devido a adição de açúcares, esses refrescos também estão associados ao desenvolvimento de obesidade e outras doenças crônicas não-transmissíveis (diabetes, pressão alta, doenças no coração).

As crianças estão ainda mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças e alergias, pois suportam uma quantidade menor desses aditivos. Pesquisas tem demonstrado que a maioria das crianças ultrapassam a quantidade máxima permitida de aditivos, o que se caracteriza um risco maior.

O uso de alimentos industrializados em geral, são responsáveis por diversos danos a saúde da população, devido a grande utilização de aditivos alimentares. A melhor opção é não consumir esses tipos de alimentos. Prefira uma refeição mais natural e caseira.    


Referências

Substâncias químicas presentes em sucos de frutas em pó comercializados no Brasil
http://www.asbai.org.br/revistas/Vol293/substancias_quimicas.pdf


Nem tudo é suco nas bebidas de fruta
http://www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil/edicoes/81/mat_capa.pdf

CONSUMO DE ADITIVOS ALIMENTARES E EFEITOS À SAÚDE
http://www.scielosp.org/pdf/csp/v25n8/02.pdf

Corantes
http://www.revista-fi.com/materias/106.pdf

Educação alimentar: uma proposta de redução do consumo de aditivos alimentares
http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=tema.59

Sulfitos: importância na indústria alimentícia e seus possíveis malefícios à população
http://www.unicamp.br/nepa/arquivo_san/volume_13_6_2011/2-Favero-et-al-Sulfitos_13-06-2011.pdf

Avaliação do consumo de corantes artificiais por lactentes, pré-escolares e escolares
http://www.scielo.br/pdf/cta/v28n3/a05v28n3.pdf  

Preparado sólido artificial para refresco (pó para refresco)
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/refresco.asp

quinta-feira, 19 de março de 2015

Farinha de banana verde




A banana é um produto altamente consumido em todo mundo. Ela chega a ser a 4° mercadoria mais importante comercializada no mundo. O Brasil produz 7 milhões de toneladas e está em 2° lugar em produção e área colhida.

A banana é uma fruta, popular, barata e de boas qualidades nutricionais. Uma banana pode suprir 25% da ingestão diária de ácido ascórbico (vitamina C), além de ter boas quantidades de vitamina A, B1 e B2, potássio, cobre, manganês, fósforo, cálcio, zinco, ferro e cerca de 14,5% de fibra alimentar. Ela é a quarta fonte de energia, ficando atrás do milho, arroz e trigo.

A fruta verde, também tem muitas características importantes entre eles os flavonóides (protetor da mucosa gástrica) e amido resistente (é um tipo de carboidrato, mas que não é absorvido, age como fibra alimentar, nesse estado a fruta tem cerca de 10 a 40% desse amido).

Mas, ninguém consegue consumir a fruta verde, além de não ter sabor e bem adstringente devido a quantidade de taninos. A forma de desfrutar dos benefícios desse alimento é na forma de farinha.

Benefícios da farinha de banana verde:

1° Presença de Amido resistente - evita que toda glicose consumida seja absorvida, isso faz com que auxilie na prevenção e no tratamento do diabetes. Além disso, ajuda no funcionamento e regulação do trânsito intestinal pois atua como as fibras dietéticas.

2° Presença de flavonóides - proteção da mucosa gástrica, por essa razão tem ação anti-ulcerogênica.

3° Prevenção de câncer colo-retal - auxilia na destruição de células geneticamente danificadas, que estão associadas ao desenvolvimento de câncer.

4° Ação antioxidante - combate os radicais livres que são causadores de doenças.

5° Importante para portadores de doença celíaca (veja o artigo sobre a doença em nosso blog)- pode ser utilizado em produtos de panificação e também possui preço acessível, quando comparados a alimentos desenvolvidos para esse grupo. 


LEMBRETE IMPORTANTE

A farinha de banana verde tem muitos benefícios a saúde, mas como todos os tipos de alimentos, deve ser inserido no contexto de uma alimentação saudável, ou seja, sem exageros. Procure mais orientações individuais com um nutricionista, para saber como inserir esse alimento em sua refeição em uma quantidade apropriada.



Referências:

Amido resistente em farinha de banana verde
disponível em: file:///C:/Users/Lidiane/Downloads/846.pdf

Caracterização da farinha de banana verde
disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v29n2/15.pdf

Obtenção e caracterização de farinha de banana da terra verde
http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/mestrado/trabalhos-mestrado/mestrado-maria-jose-camelo.pdf

Banana verde - Pesquisas/literatura
http://www.valemaisalimentos.com.br/material/ArtigoBananaVerde.pdf

Imagens:

http://ngrevista.com.br/farinha-de-maracuja-edicao-de-fevereiro-de-2014/

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photos-green-banana-image2674688


quarta-feira, 18 de março de 2015

Todo mundo pode utilizar adoçantes?




O uso de adoçantes a cada dia vem crescendo por pessoas com o objetivo de perder peso e controlar a ingestão de açúcar. A população tem acesso direto a esses aditivos alimentares e consomem da forma que bem desejam. O maior consumo é entre a população idosa, diabética, hipertensa e com excesso de peso.

Mas será que faz bem utilizar os adoçantes?

No Brasil a ANVISA, autoriza a utilização de alguns edulcorantes (compostos pelos quais são formados os adoçantes):

- Naturais: Manitol, Isomaltiol, Maltitol, Esteosídeos (Stevia), Lactitol, Xilitol e Eritrol.
- Artificiais: Acessulfame de potássio, Aspartame, Ciclamato de sódio, Sacarina, Sucralose, Taumatina e Neotame.

Observe os nomes e observe os rótulos dos adoçantes para não ser enganado.

É preciso ter muito cuidado com o uso dos adoçantes. Testes realizados com os edulcorantes mais utilizados (Ciclamato, Sacarina e Aspartame) identificaram possíveis potenciais cancerígenos desses aditivos. Os hipertensos também precisam ficar alertas com o uso dos adoçantes devido o sódio que altera a pressão arterial. O Stevia e Sucralose, em estudos, não foram associados a potencial cancerígeno.

Cada edulcorante tem uma quantidade máxima permitida de consumo diário, segundo a Anvisa. Vale ressaltar que alimentos dietéticos também tem adição de edulcorantes, por isso é muito fácil atingir o limite máximo. 

Gestantes precisam ter muito cuidado, devido o potencial carcinogênico. E crianças também, pois atingem muito rápido o limite máximo permitido. 

Para saber melhor, procure um nutricionista, o mais importante, não utiliza adoçantes por conta própria e em qualquer quantidade, a melhor opção é se reeducar na quantidade de açúcar utilizada.


Pesquisa:

A abordagem não medicamentosa do paciente com hipertensão arterial
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=IlCxMvg7Za0C&oi=fnd&pg=PA119&dq=ado%C3%A7antes+e+hipertens%C3%A3o&ots=7Tf-WPQ6ly&sig=GBkxK_s2ukpYYdXzsVfRzo7g8i8#v=onepage&q=ado%C3%A7antes%20e%20hipertens%C3%A3o&f=false

Informe técnico Anvisa
http://www.abiad.org.br/index.php/legislacao/outros/573-informe-tecnico-n-62-de-08-de-setembro-de-2014

Uso de edulcorantes em alimentos
http://www.cpgls.ucg.br/8mostra/Artigos/SAUDE%20E%20BIOLOGICAS/Uso%20de%20edulcorantes%20em%20alimentos%20regulamenta%C3%A7%C3%A3o%20e%20implica%C3%A7%C3%B5es%20para%20a%20sa%C3%BAde.pdf 

domingo, 15 de março de 2015

Quem deve retirar o glúten da dieta?


O que é o Glúten?

O glúten é uma proteína presente no TRIGO, CENTEIO, AVEIA, CEVADA E MALTE.

O glúten faz mal a saúde?

A resposta é DEPENDE. O glúten faz mal apenas para um grupo de pessoas que apresentam a doença celíaca ou qualquer outra intolerância ao glúten.

Como sei se tenho doença celíaca ou alguma outra intolerância ao glúten?

Ao consumir algum alimento com esses ingredientes (trigo, centeio, aveia, cevada ou malte) o organismo entende como ameaça e não como alimento, as reações do organismo podem ser: inchaço na barriga, dores abdominais, diarreia, perda de apetite, vômito, anemia e fadiga. Se você consome esses alimentos e tem essa sensação é necessário fazer um exame de sangue específico para doença celíaca e se ainda der alterado é necessário uma biópsia do intestino delgado.

Retirar o glúten da dieta ajuda no emagrecimento?

Essa ideia apenas faz parte desse conjunto de modinhas para perda de peso sem nenhuma base científica. O que acontece é: geralmente os alimentos que contém glúten são também bastante calóricos, sendo assim, ao reduzi-los ou retirá-los a diferença será evidenciada. Mas esses alimentos também são importantes para a saúde e devem ser consumidos controladamente, mas não retirados da dieta de pessoas que não apresentam a necessidade patológica.

Inclusive o Conselho regional de nutricionista - 3° região - elaborou um parecer sobre essa questão. A conclusão é que não existe embasamento científico para retirar o glúten da população em geral e os nutricionistas que sugerirem esse tipo de dieta estão infligindo o código de ética da profissão. 

Leia todo parecer em: http://crn5.org.br/wp-content/uploads/2013/05/02_23.08.12-PARECER_CRN3_GLUTEN.pdf

TOME BASTANTE CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELA MÍDIA OU POR AMIGOS DE ACADEMIA, ENTRE OUTROS, VOCÊ PODE  PREJUDICAR SUA SAÚDE PENSANDO QUE ESTÁ AJUDANDO. BUSQUE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS EMBASADAS EM ESTUDOS CIENTÍFICOS, BUSQUE UM NUTRICIONISTA E SAIBA O QUE CONSUMIR NO CONTEXTO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.





sábado, 14 de março de 2015

Bolinho de Quinoa

ImgDestaque_Bolinho-de-Quinoa

Ingredientes:

- 2 1/2 xícaras de quinoa cozida
- 4 ovos batidos
- ½ colher (chá) de sal
- ¼ xícara de manjericão fresco picado
- 1 cebola, finamente picado
- 1/3 xícara de mussarela ralada
- Tempero de alho a gosto
- 1 xícara de migalhas de pão (mais algumas colheres de sopa extra se necessário)
- 3 colheres (sopa) de azeite

Como Fazer:

Depois de cozida, misture a quinoa, os ovos e o sal em uma tigela.
Adicione o manjericão, queijo, alho e a cebola.
Junte as migalhas de pão
Deixe descansar para que as migalhas possam absorver um pouco da umidade.
A mistura deve formar facilmente, a forma que desejar, sem cair aos pedaços.
Se necessário, acrescente mais algumas colheres de migalhas de pão
Deixe descansar mais alguns minutos.
Aqueça o azeite (o suficiente para cobrir a parte inferior da panela) numa frigideira
Coloque os bolinhos.
Cozinhe por cerca de 10 minutos cada lado, eles devem ficar dourados.
Vire com cuidado.

FONTE: http://receitas.organomix.com.br/receita/bolinho-de-quinoa/

quinta-feira, 12 de março de 2015

Você usa muito sal?


Sabia que o consumo de sal diário deve ser de 200mg, ou seja, uma colher de chá, UMA COLHER DE CHÁ. Nós consumimos muito, muito, muito, muito mesmo mais que isso.


É muito perigoso esse excesso de sal, pois o sódio (componente do sal) contribui com a retenção de líquidos, com a constrição dos vasos sanguíneos e aumento da pressão arterial, o que deixa o corpo vulnerável a doenças cardíacas e renais.

O que muita gente não sabe é que em muitos outros alimentos podemos encontrar concentrações elevadas de sódio: ENLATADOS, EMBUTIDOS, CARNE DE CHARQUE, CARNE DE SOL, PÃO FRANCÊS, entre outros alimentos.

Como reduzir então o consumo de sal?

- Evite salsicha, linguiça, mortadela, presunto, queijos e carnes salgadas;
- Retire o sal da mesa;
- Reduza o sal nas preparações e tempere com alho, cebola, alecrim, orégano, salsa, entre outros. 



Que coisa linda! Meu filho é muito fofinho!



Quem é que não acha a coisa mais fofa do mundo esse bebezinho acima? 
Todo mundo gosta de ver seus filhos, e principalmente as vovozinhas seus netinhos, gordinhos, as pessoas pensam que só assim a criança é saudável.

Mas se engana quem pensa dessa maneira, apesar de toda essa fofura, não é nada bom para criança a obesidade, abaixo descrevo algumas razões para se pensar assim:


1° Um bebê gordinho também cresce e fica uma criança, um adolescente e um adulto obeso. Problema esse, bem mais difícil de tratar e que provavelmente já deixou sequelas.

2° O bebê gordinho na maioria dos casos (claro que existem exceções) não se alimenta na quantidade e em qualidade apropriada, isso traz malefícios futuros, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas nas articulações, entre outros. E o pior que essas doenças, antes chamadas de "doença de velho", hoje atinge cada vez mais o público infantil e jovem.

3° Se você não ensina o que o seu bebê deve comer, não espere que ao crescer ele seja uma criança saudável, que coma bons alimentos. Não vai ser moleza cobrar isso deles depois.

A melhor fase de ensinar tudo que se precisa, em relação a hábitos, é na primeira infância. Nessa fase a criança está aprendendo, é tudo novo e o que você apresentar para ela será o que ela se acostumará a comer.

Você também precisa ter hábitos saudáveis, afinal é o exemplo para seus filhos, se você não faz, não pode cobrar deles.

Lembrando que a mudança nos hábitos, deve começar com a mãe durante a gestação fase em que você já está influenciando a saúde e os hábitos de seu filho. O pai também deve entrar nesse pacote saudável, principalmente para auxiliar a mãe nessa jornada.

Cuide bem de seu filho, pensando no hoje e no amanhã!

Dica do dia


quarta-feira, 11 de março de 2015

Você tem constipação? Veja em qual nível está o seu problema

ESCALA DE BRISTOL

Você sabe o que é a constipação intestinal?





A constipação intestinal é a famosa "prisão de ventre". 
Esse problema é mais comum do que se pensa. Nada mais é que a dificuldade de evacuar; a frequência de evacuação é de três a quatro dias ou até mais e a consistência das fezes é dura e são bem pequenas. Pode parecer bobagem, mas pode esconder problemas de saúde.
A constipação pode ser causada por uma dieta pobre em fibras ou em líquidos, hábitos sedentários, algumas doenças como: hipotireoidismo, diabetes e insuficiência renal crônicas ou ainda o uso de alguns antidepressivos ou anti-hipertensivos.
A constipação pode ser crônica ou aguda. Muitas vezes sentem apenas quando saem da rotina, como por exemplo, uma viagem, mas rapidamente se normaliza. Geralmente, crianças e idosos sofrem bastante desse mal, devido a movimentação que é reduzida ou pelo excesso de papas muito grossas.
O que fazer para prevenir ou tratar esse mal?
- coma alimentos mais ricos em fibras - frutas, verduras, arroz, pão, macarrão integrais, linhaça;
- bebe bastante líquido (em média 8 copos por dia);
- estabeleça horários para suas refeições;
- pratique atividade física.

PROCURE TAMBÉM UM MÉDICO PARA IDENTIFICAR SE AS CAUSAS DA CONSTIPAÇÃO SÃO DECORRENTES DE ALGUMA DOENÇA, PARA QUE POSSA SER TRATADA.

VIVA MELHOR, VIVA COM SAÚDE!!!




  

Casca de banana à parmegiana


Existe forma milagrosa para emagrecer?


Antigamente, os amantes apaixonados esperavam meses para receber cartas das amadas; as pessoas demoravam dias para chegar a um lugar cavalgando ou mesmo caminhando. Mas, chegamos a uma época que tudo ficou muito rápido; não precisamos mais mandar carta pois temos e-mail, facebook, whatsApp e sei mais lá o que; não precisamos mais caminhar ou cavalgar por que temos agora os carros e para ir mais rápido ainda, temos o avião. Resumindo, nossa sociedade aprendeu a ter tudo muito rápido e admito que isso é muito bom, mas precisamos entender (eu também preciso) que nem tudo na vida é tão rápido como os nossos meios de comunicação e de transporte, algumas coisas levam tempo. Nada mais certo que aquele velho e bom ditado: "apressado come cru". E é isso mesmo que está acontecendo.

E falei tudo isso apenas para entrar na questão: Existe forma milagrosa para emagrecer?
A resposta é curta e grossa: NÃO

A mídia, de modo geral, está repleta de dietas: dieta da lua, da sopa, das fibras, das frutas, da batata-doce, dos chás... Enfim, se for falar aqui, vou escrever muitas páginas com todas elas. O que quero mostrar, é apenas que, caiu na rede um tipo de dieta que o artista fulano de tal está fazendo e todo mundo corre pra repetir. Mas como bem, ilustrado na figura acima, essas dietas são pura ilusão. Procurando por resultados rápidos, as pessoas acabam caindo nessas armadilhas e prejudicando seriamente a saúde e ganhando mais peso que perderam.

A única forma de perder peso, como qualidade de vida e garantia de resultados duradouros é A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, isso está totalmente relacionado a mudanças de hábitos e venhamos e convenhamos que ninguém muda de hábito, seja o mais banal, da noite para o dia, esse é um processo que leva tempo (pra uns mais, pra outros menos). Outro ponto importante, não é saudável uma perda de peso grande de uma só vez, o ideal é de 1 a 2 quilos por semana, ou seja, até que você veja o resultado na sua roupa, vai levar alguns meses, mas vai ser de forma saudável.

Não adianta correr, correr e não chegar a lugar algum. Fique esperto, não caia nessas dietas da moda busque reeducação alimentar e qualidade de vida!! 

Dicas de saúde


terça-feira, 10 de março de 2015

Os três tipos de pessoas, quando o assunto é alimentação

Existem, ao meu ver, três tipos de pessoas quando o assunto é alimentação:

1° Aquelas que não estão "nem aí" para o que comem - são aquelas pessoas que até sabem o que devem comer, mas não se importam, estão muito acomodadas com a alimentação errada que realizam. Um argumento muito forte desse grupo é: "a gente só morre quando chega a hora", concordo em parte com essa afirmação, mas, embora isso seja verdade, existem muitas formas de viver a vida, uma delas é livre de doenças, uma velhice saudável. Não há nada pior que viver com doenças e dependendo de medicamentos, pior ainda quando sabemos que foi nossa responsabilidade por não prestar atenção no que comemos.


2° Aquelas que se preocupam muito com a alimentação e caem em qualquer conversa - são aquelas pessoas que geralmente são muito preocupadas com a estética, praticantes de atividade física. Esse grupo também é preocupante, pois eles estão tão ansiosos para obter resultados de forma rápida que apelam para qualquer coisa aparentemente mais fácil, caem na conversa do amigo de academia ou da vizinha ou dos programas e propagandas de televisão, então elas tomam uma série de shakes que substituem a alimentação, ou tomam chás, ou usam suplementos por cima de suplementos. Eles até conseguem um resultado rápido, mas debilitam em muito a saúde, futuramente problemas como deficiências nutricionais, problemas renais, hepáticos (fígado) e cardíacos entre outras debilidades. 


3° Aquelas que pensam que tem uma alimentação saudável - esse grupo é o que mais encontro na minha prática clínica, geralmente eles alegam: "eu como tão bem, não sei por que estou engordando tanto" ou "cuido tanto da minha alimentação e desenvolvi essa doença", então eu falo, me diga como é sua alimentação e depois da descrição, percebo que a pessoa está fazendo tudo errado. Mas, ainda melhor são essas que procuram ajuda profissional, pior mesmo são aquelas que continuam em "suas dietas saudáveis" que não são nada saudáveis, vão caminhado para complicações de saúde e nem se dão conta que tem a ver com a alimentação.


Esses tipos de pessoas trazem muita preocupação para nós, profissionais da nutrição, pois estão pondo em risco a saúde e a qualidade de vida. Vale ressaltar que nem todas as doenças tem relação com o tipo de alimentação, mas boa parte delas principalmente as DCNT - Doenças crônicas não-transmissíveis (obesidade, diabetes, hipertensão, cardiopatias e câncer) estão bastante associadas a alimentação incorreta e a cada dia o quadro dessas doenças vem se agravando no Brasil e no mundo.

O meu conselho a vocês leitores é: podemos viver muito tempo ou pouco tempo, ninguém sabe, mas bom será se esse tempo seja com qualidade, para isso entre muitas outras coisas (atividade física, evitar estresse, etc) a alimentação saudável é fundamental. Busque ter uma alimentação mais saudável, dentro de suas possibilidades e procure alguém habilitado para lhe "ensinar a comer", não caia nas conversas por aí a fora. Lembre-se que o que vem fácil também vai fácil, não acredite nessas fórmulas milagrosas.


PROCURE UM NUTRICIONISTA E SAIBA COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO E UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!!!  

sábado, 7 de março de 2015

Receita de Hambúrguer de Soja



INGREDIENTES

  • 2 xícaras de PTS (proteína texturizada de soja) fina e escura
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 tomate picado
  • 1 ovo batido
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
  • 2 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
  • Sal a gosto
  • Cebolinha, salsinha e orégano a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Deixar a PTS de molho em água morna por 10 minutos
  2. Espremer para retirar a água
  3. Reservar
  4. Em uma panela aquecer o óleo ou azeite e refogar o alho e a cebola
  5. Juntar o tomate,cebolinha, salsinha e orégano
  6. Refogar
  7. Acrescentar a PTS, molho de soja e 1/2 xícara de água
  8. Deixar ferver até secar a água
  9. Colocar em uma vasilha e deixar esfriar
  10. Acrescentar o ovo batido e por último a farinha de trigo até o ponto
  11. Pegar porções, fazer uma bola e achatar
  12. Assar ou fritar

Fonte: http://www.tudogostoso.com.br/receita/131591-hamburguer-de-soja.html