Sou Lidiane Barros, nutricionista - CRN - 6: 11.342, formada pela Universidade Federal da Paraíba em Janeiro de 2013 e pós-graduanda em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Estácio. Esse blog não oferece nenhum tipo de fórmulas mágicas para chegar a seus objetivos (emagrecimento, ganho de massa muscular, etc), mas tem a finalidade de orientar os leitores a uma alimentação saudável. Sejam bem-vindos!!!

terça-feira, 21 de abril de 2015

Vai um cafezinho?



O café é uma das bebidas mais consumidas em todo mundo. No Brasil, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), o consumo anual é de cerca de 70 litros por habitante.

Mas afinal é saudável ou não tomar café?

Muitos pensavam que devido a cafeína tomar café é prejudicial a saúde, entre os argumentos, insônia e problemas cardiovasculares. Hoje vem-se desmistificando essa ideia, baseado em pesquisas que demonstram os benefícios do café.

Entre os benefícios apresentados: agente redutor dos riscos de alguns tipos de câncer, em quantidade moderada deixa o cérebro mais atento e capaz de desenvolver suas atividades intelectuais, diminui os riscos de depressão.

Enfim, é bom tomar café?

Sim, mas defendo sempre o equilíbrio. Tomar uma garrafa inteira, como vejo muito por ai, não vai fazer bem com certeza, até porque você deixará de tomar outras bebidas também muito nutritivas.

Equilíbrio sempre, uma a duas xícaras pequenas por dia, já está de bom tamanho. Cuidado também na adição de açúcar nesse café, é bom que ele seja coado e não tão forte.




Imagens

https://flaviaaleixo.wordpress.com/
http://maisro.com.br/organizacao-internacional-do-cafe-oic-divulga-relatorio-sobre-o-mercado-de-cafe/

Referências

Benefícios e Malefícios relacionados ao Café: Revisão de Literatura
http://www.cpgls.ucg.br/ArquivosUpload/1/File/V%20MOSTRA%20DE%20PRODUO%20CIENTIFICA/SAUDE/5-.pdf

Justificativas e motivações do consumo e não consumo de café
http://www.scielo.br/pdf/cta/v29n4/09.pdf

Café e Saúde Humana
http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/seriedocumentos/serie_documentos_n1.pdf

Um comentário: