Chegou a época em que todo mundo gosta de comer aquele bom e velho chocolate. Estamos na páscoa. A páscoa é uma festa cristã que comemora a morte e a ressurreição de Jesus e mais que isso, o nosso direito a vida através desse ato dele. Mas, esse sentido vem se perdendo ao longo do tempo, a maioria das pessoas, hoje, quando pensam em páscoa associam a coelhinhos e ovos de páscoa, motivo pelo qual o consumo de chocolate se torna muito alto.
Mas para nós que nos preocupamos com a nossa saúde e além do mais desejamos manter aquele corpinho, como fica? como escolher um ovo mais saudável? qual tipo de ovo evitar? Estou escrevendo esse artigo para conversar um pouco sobre isso, então sem mais demora, vamos lá.
A indústria cada vez mais inova no mercado dos ovos para atrair a atenção e o paladar, principalmente das crianças. Falar em crianças, muito cuidado no consumo excessivo de chocolate e outras guloseimas pelos pequeninos, elas também devem cuidar da saúde para hoje e para um futuro mais saudável. Mas vamos lá, vou descrever e discutir sobre as opções mais presentes no mercado:
1° Ovo de chocolate amargo ou meio-amargo - esse é o tipo de chocolate mais puro, mais rico em cacau, por isso ele é mais amargo (como é característico do cacau), por esse mesmo motivo ele é mais saudável. Já conversamos ontem sobre os benefícios do cacau (você pode ler mais em:http://corpoesaudenutricao.blogspot.com.br/2015/03/chocolate-e-saudavel-consumir.html) entre eles está a redução do "colesterol ruim" e redução da pressão arterial. Mas, apesar de ser um ovo mais nutritivo, não se pode consumir deliberadamente, ele também é calórico. O ideal é de no máximo 40g/dia, então nada de exageros meninas e meninos.
2° Ovo de chocolate ao leite - na composição desse chocolate é adicionado açúcar e leite condensado, o que o torna menos puro e bem mais calórico, ele deve ser consumido em menor quantidade.
3° Ovo de chocolate diet ou zero açúcar - os chocolate zero açúcar tendem a levar uma maior quantidade de gordura em sua composição, isso para chegar a consistência ideal de chocolate, por isso ele não é uma boa opção, nem mesmo para os diabéticos, porque geralmente o diabetes está associado a obesidade e outras doenças crônicas, como a hipertensão.
4° Ovo de chocolate enriquecido com castanhas, avelã, amendoim, etc - eles são mais adequados já que são enriquecidos com ingredientes benéficos ao organismo, entre os benefícios, ajudam a reduzir o "colesterol ruim" e aumentar o "colesterol bom". Mas também são calóricos, sendo assim é bom consumir em pouca quantidade.
5° Ovo de chocolate de soja - é uma opção mais saudável, ao invés da adição de leite de vaca é adicionado o "leite de soja", para quem tem intolerância a lactose é uma boa opção e também se torna menos calórico que o chocolate ao leite, mas ainda assim, sem exageros no consumo.
6° Ovo de chocolate trufado - são aqueles ovos caprichados que crescem os olhos e a boca começa a salivar apenas em olhar, mas é preciso de muito cuidado no consumo desse tipo de ovo, além da gordura e açúcar do próprio chocolate ainda temos a gordura dos recheios adicionais, por isso eles podem se tornar uma bomba calórica e dependendo da quantidade consumida, pode provocar complicações de saúde também.
7° Ovo de chocolate branco - na verdade, eles nem deveriam ser considerados chocolate, são feitos a partir da manteiga de cacau com leite e açúcar. Basicamente eles só fornecem gordura e carboidratos, além de muito calóricos podem trazer malefícios a saúde.
Sendo assim, as melhores opções de consumo são os ovos a base de chocolate amargo e meio-amargo e os ovos enriquecidos com castanha e etc. Isso não quer dizer que os outros também não possam ser consumidos, diz apenas que é preciso um maior cuidado nesses outros tipo e para aqueles que tem complicações de saúde é bom que eles sejam evitados mesmo.
Boa Páscoa!!
Muito bem. Então faça o ovo apropriado e vamos degustar
ResponderExcluirfarei sim
ResponderExcluir