Sou Lidiane Barros, nutricionista - CRN - 6: 11.342, formada pela Universidade Federal da Paraíba em Janeiro de 2013 e pós-graduanda em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Estácio. Esse blog não oferece nenhum tipo de fórmulas mágicas para chegar a seus objetivos (emagrecimento, ganho de massa muscular, etc), mas tem a finalidade de orientar os leitores a uma alimentação saudável. Sejam bem-vindos!!!

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Engorda ou não engorda?





Muita gente pergunta: Pão engorda? Queijo engorda? Salada engorda? E toda infinidade de alimentos e pratos que você imaginar rende perguntas desse tipo. Vou tentar esclarecer para vocês essa questão.

As temidas calorias, são indispensáveis no nosso corpo, pois são elas que nos garantem a energia necessária para o coração bater, os olhos baterem, o cérebro funcionar, para andar, falar e qualquer outro movimento voluntário ou involuntário.

Se alguém come menos calorias do que precisa seu corpo fica debilitado, se essa atitude é frequente levará a um quadro de desnutrição, deficiências de vitaminas e minerais e diversas outras complicações de saúde. Se alguém come mais calorias do que precisa e essa prática é regular, o organismo também sofre as consequências, sobrepeso, obesidade, doenças do coração, hipercolesterolemia (colesterol aumentado), hipertrigliceridemia (triglicerídeos aumentados), hiperglicemia (glicose aumentada), entre outros.

E o que falei acima tem tudo a ver com a pergunta inicial. Os alimentos podem contribuir com o ganho de peso ou não, vai depender da quantidade que consumo cada um, se eu consumo na quantidade certa ele vai contribuir para manter as funções do meu corpo e assim não serão estocados como gordura. 

Cada alimento tem a sua quantidade calórica, uns mais e outros menos, por exemplo, uma torta de chocolate tem muito mais calorias que uma banana, que tem mais calorias que o alface. Sendo assim, eu não posso comer a mesma quantidade desses três alimentos para uma determinada quantidade calórica.

 Saber sua necessidade calórica diária e os melhores alimentos a consumir para evitar uma ingestão maior ou menor de calorias é muito importante para manter, perder ou ganhar peso, bem como para manter ou tratar sua saúde, mas quem pode fazer esse calculo para você é um nutricionista, procure e saiba mais informações.

Lembre-se que o que engorda ou não, não é o alimento em si, mas a quantidade e a qualidade que você consome.


Imagens

http://corpoeestetica.com/alimentos-ricos-em-proteinas-conheca-os-melhores/
http://centralifesaude.blogspot.com.br/2013/07/a-importancia-das-calorias-para-o-corpo.html



Um comentário:

  1. Muito bem Lidiane. Essa frase ultima é fantástica

    " Lembre-se que o que engorda ou não, não é o alimento em si, mas a quantidade e a qualidade que você consome"

    ResponderExcluir