Sou Lidiane Barros, nutricionista - CRN - 6: 11.342, formada pela Universidade Federal da Paraíba em Janeiro de 2013 e pós-graduanda em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Estácio. Esse blog não oferece nenhum tipo de fórmulas mágicas para chegar a seus objetivos (emagrecimento, ganho de massa muscular, etc), mas tem a finalidade de orientar os leitores a uma alimentação saudável. Sejam bem-vindos!!!

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Porque consumir mais peixes




Estamos na chamada Semana Santa e especificamente na Sexta-feira santa, a tradição católica prefere que seja consumido peixe no lugar de outros tipos de carne. 

Mas quem dera que as pessoas não deixassem para consumir peixe apenas nessa época, isso porque o peixe é um alimento muito benéfico para saúde. Eles se destacam nutricionalmente quando comparados a qualquer outro alimento de origem animal.

- Eles são ricos em vitaminas lipossolúveis como a A e D e hidrossolúveis como as do complexo B;
- São ricos em cálcio, fósforo, ferro, cobre, selênio e para os peixes de água salgada, iodo;
- São ricos em ácidos graxos poli-insaturados (entre eles o ômega-3) e pobres em gordura saturada  e colesterol (que não é muito legal para o coração);
- Ricos em proteínas de alto valor biológico, que são aquelas que possuem todos os aminoácidos essenciais ao organismo;
- São de fácil digestão;
- Possuem pouca quantidade de sódio (versão natural, os em conserva tem uma adição grande de sódio).

A FAO recomenda que o consumo de peixe seja de no mínimo duas vezes por semana.

- Uma pesquisa mostrou que o consumo de 2 porções de peixe por semana podem reduzir o risco de Acidente vascular cerebral (AVC), depressão, mal de Alzheimer e de mortes por doenças cardíacas.
- Outra pesquisa com esquimós identificaram que apesar do consumo grande de gordura entre essa população eles possuem baixo risco para doenças cardiovasculares devido o consumo de peixes.  

Lembrando que a composição dos peixes varia de acordo com o tipo do peixe. Partes como as postas ou o filé já não são tão ricos nesses nutrientes principalmente no ômega-3. Uma boa ideia é variar sempre no tipo do peixe e na parte consumida, isso sim trará ótimos benefícios.




Imagens

http://blogondecomerbem.blogspot.com.br/2013/03/rodizio-de-peixe-em-cuiaba.html

https://cuidandobemdemim.wordpress.com/2014/05/30/festas-de-shavuot-a-escolha-dos-peixes-kosher-permitidos-e-os-nao-permitidos-entao-quais-sao-peixes-permitidos-por-dus-que-se-encontra-na-torah-e-que-devera-serem-usados-por-nos/

Referências

Pescado: importância nutricional e consumo no Brasil
http://www.unicamp.br/nepa/arquivo_san/volume_19_2_2012/19-2_artigo-7.pdf 

Benefícios gerais do consumo de peixe
http://www.fileiradopescado.com/documents/Benef--cios-Gerais-do-Consumo-de-Peixe.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário