A vitamina A é muito importante para o organismo pois entre tantas funções, ela protege a pele e a mucosa, participa de forma especial na função da retina (por isso é de extrema importância na visão), ossos, processos imunológico e reprodução.
Deficiência
A deficiência de vitamina A interfere na visão - provoca a conhecida "cegueira noturna", provoca lesões na pele e infecções e também pode influenciar no sistema geniturinário, como a presença de cálculos.
Existe um programa do governo Federal, chamado Vitamina A mais que em algumas áreas de risco do país, suplementa crianças menores de cinco anos e mulheres puérperas no pós-parto imediato, o programa tem a finalidade de evitar xeroftalmia (chamado popularmente de olho seco) e cegueira.
Excesso
O excesso de vitamina também é prejudicial, conhecido como Hipervitaminose A, pode provocar cefaléia (dor de cabeça), aumento da pressão craniana,cansaço, sonolência e náuseas. Em casos crônicos: fadiga, perda de apetite, hepatomegalia, descamação da pele, queda de cabelo, dores intensas nos ossos longos e nas articulações.
Fontes
As principais fontes de vitamina A são: fígado, leite, gema de ovo, queijos, manteiga, óleo de peixe, cenoura, abóbora, mamão, agrião e couve.
Necessidade humana
- Lactentes (crianças que mamam): a quantidade do leite que contém 65 a 70UI
- 6 meses a 1 ano: 400mcg (microgramas)
- Adulto normal: 750mcg ou 2500 UI
- Gestantes e lactantes: acrescentar a dose do adulto 1000 a 2000UI.
Fontes:
- Tabela de Composição Química dos alimentos, Guilherme Franco, 9° edição, Atheneu, p. 9-15.
- Portal do departamento de Atenção Básica, através do link: http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_vitamina_a.php
- UNESP - Micronutrientes: Vitaminas e minerais. Disponível em: http://www.assis.unesp.br/Home/Servicos/UNAMOS/PALESTRA_VITAMINAS_E_MINERAIS.pdf
- Vitamina A- disponível em: http://www2.anhembi.br/publique/media/vitamina-a.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário