Sou Lidiane Barros, nutricionista - CRN - 6: 11.342, formada pela Universidade Federal da Paraíba em Janeiro de 2013 e pós-graduanda em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Estácio. Esse blog não oferece nenhum tipo de fórmulas mágicas para chegar a seus objetivos (emagrecimento, ganho de massa muscular, etc), mas tem a finalidade de orientar os leitores a uma alimentação saudável. Sejam bem-vindos!!!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Antioxidantes combatendo os radicais livres




De acordo com a Anvisa, Antioxidantes são substâncias (vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais) que retardam a deterioração, rancidez e descoloração de alimentos, eles podem ser artificiais (usados na indústria de alimentos) ou naturais (encontrados no próprio alimento), isso porque os antioxidantes bloqueiam a ação de substâncias danosas, como os radicais livres. 

O termo Antioxidante significa: que impede a oxidação de outras substâncias químicas.  

A presença de antioxidantes em alimentos é muito importante para a preservação do alimento e consequentemente para a saúde dos consumidores. Porém, o uso de antioxidantes artificiais vem sendo posto em dúvida quanto os possíveis danos a saúde, por isso, pesquisas tem investido no estudo de antioxidantes naturais.

Alguns estudos demonstram que alimentos que sofreram oxidação, mesmo que de forma moderada, são bastante aterogênicos (potencializam a formação de placas de gorduras nas artérias), alteram o LDL (que também contribui para a formação  das placas) e ainda danos de nas células, nas artérias e danos de mutação. Essas alterações provocam o desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis como as doenças cardiovasculares e o câncer.

Quando a reação se dá com as proteínas ocorre alterações da digestibilidade e biodisponibilidade dos aminoácidos essenciais, ou seja, menos aminoácidos importantes para o organismo serão absorvidos.

No organismo humano, os radicais livres são moléculas que possuem um número impar de elétrons e por isso eles reagem com as substâncias ao redor, oxidando-as. Em outras palavras, os radicais livres são substâncias que "estão desocupadas" no organismo e para ter alguma ocupação eles "roubam" elétrons de outras substâncias, o que causa prejuízo no organismo. Os antioxidantes doam elétrons para esses radicais livres.


Esses antioxidantes são encontrados em alimentos principalmente os vegetais, por isso se orienta e incentiva o aumento do consumo de frutas e hortaliças, especiarias (orégano, salsa, alecrim, manjericão, tomilho, etc) e alimentos integrais. O preconizado de frutas diariamente é de 3 a 5 porções e de hortaliças é de 4 a 5 porções.  





REFERÊNCIAS

Os antioxidantes
http://www.revista-fi.com/materias/83.pdf

Especiarias como antioxidantes naturais: aplicações em alimentos e implicação na saúde
http://www.scielo.br/pdf/rbpm/v14n2/21.pdf 

Vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e risco cardiometabólico: controvérsias e perspectivas
http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n5/08.pdf

Oxidação e antioxidantes
http://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/oxid_antiox.pdf

RADICAIS LIVRES E OS PRINCIPAIS ANTIOXIDANTES DA DIETA
http://www.acasadonqi.com.br/bianchi1999.pdf

A terapia nutricional com vitaminas e antioxidantes e o tratamento quimioterápico oncológico
http://www.inca.gov.br/rbc/n_47/v03/pdf/artigo7.pdf 

IMAGENS

http://arquitetandocorpoemente.blogspot.com.br/2013/11/antioxidantes-x-radicais-livres.html

http://www.assisefe.org.br/2015/04/10/regiao-sul-e-a-que-mais-consome-frutas-e-hortalicas-no-pais/

http://pt.forwallpaper.com/wallpaper/table-bowls-spices-curry-black-pepper-red-pepper-127436.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário