Sou Lidiane Barros, nutricionista - CRN - 6: 11.342, formada pela Universidade Federal da Paraíba em Janeiro de 2013 e pós-graduanda em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Estácio. Esse blog não oferece nenhum tipo de fórmulas mágicas para chegar a seus objetivos (emagrecimento, ganho de massa muscular, etc), mas tem a finalidade de orientar os leitores a uma alimentação saudável. Sejam bem-vindos!!!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Leite: integral x desnatado



O leite faz parte da alimentação, desde o nascimento até a vida adulta. O leite é rico em proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Para o recém-nascido, além de fornecer todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento, também fornece proteção imunológica.  

Na fase adulta, o consumo do leite também é uma ótima opção para uma alimentação saudável. Para as mulheres, é importante para evitar problemas ósseos, como a osteoporose, por conter uma quantidade significativa de cálcio.

Mas, principalmente para quem está de dieta, é necessário atenção, devido a quantidade de gordura, as versões semi-desnatadas e desnatadas são boas opções para esse controle. Lembrando que para crianças, mesmo que estejam de dieta, a versão integral deve ser escolhida, pois a gordura do leite é indispensável para o desenvolvimento.

Abaixo, veja a composição dos dois tipos de leite: desnatado e integral, baseado na Tabela Brasileira de composição química - TACO, 4° edição.


                  LEITE INTEGRAL:                                           

Calorias                 497 Kcal                                                               
Proteína                 25,4 g                                                                   
Lipídeos                26,9 g                                                                    
Colesterol              85 mg                                                                     
Cálcio                    890 mg                                                                  




                LEITE DESNATADO:

Calorias                362 Kcal
Proteína                34,7 g
Lipídeos               0,9 g
Colesterol             25 mg
Cálcio                  1363 mg

Os dois tipos de leite foram analisados na versão em pó.







   

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Doce de bagaço de cenoura


Ingredientes:
Bagaço de 4 cenouras (ou 6), 3 xícaras de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de manteiga, 100g de coco ralado, açúcar cristal.


 Preparo
Em uma panela misture todos os ingredientes, menos o açúcar cristal. Leve ao fogo até soltar do fundo da panela. Faça bolinhas e passe no açúcar cristal ou no coco ralado

Retirado de: http://gosteidemais.blogspot.com.br/2012/09/suco-natural-de-fanta.html

Chia

A Chia é da região sul do México e do norte da Guatemala. Ela também é conhecida como Sálvia Hispânica.

Em estudos realizados em animais, percebeu-se que o uso da Chia preveniu o desenvolvimento de Dislipidemia (aumento dos lipídeos no sangue) e também da resistência a insulina. Ainda contribuiu para a redução de ácidos graxos saturados (gordura que contribui para o entupimento das artérias e doenças cardiovasculares) e para inibição do crescimento e metástase de tumores.

Ainda muitos outros estudos precisam ser realizados para a comprovação dos resultados benéficos da Chia em humanos.


Em 25g de semente de Chia encontramos:
- 130 Kcal
- 11g de carboidratos
- 3,9g de proteína
- 7,7g de gordura totais
- 9,4g de fibra alimentar
- 4,4g de ALA (Ácido alfa-linolênico)
- 1,4g de Ácido graxo Linoléico
- 158mg de Cálcio.

Legenda:
Kcal - calorias
g - gramas
mg - miligramas

LEMBRANDO QUE EM UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA TODOS OS ALIMENTOS ESTÃO EM HARMONIA, NÃO É SAUDÁVEL O EXCESSO OU A FALTA.

PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS E PARA O TRATAMENTO DIETOTERÁPICO EFICIENTE E SAUDÁVEL PROCURE SEMPRE UM NUTRICIONISTA.

Referência:

Pepe, R.B. Chia, a semente do momento. Disponível em: http://www.abeso.org.br/pdf/revista61/chia.pdf

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Quinoa

A quinoa é um pseudocereal, cultivado na Bolívia, Peru, Estados Unidos, Equador, algumas partes da Colômbia, Chile e Argentina. Na América do Sul rapidamente esse alimento tem se expandido na área da alimentação devido seu alto valor nutricional, os Incas (povos que habitaram a região Andina) já reconheciam as propriedades medicinais da Quinoa.

Suas sementes contém 12% de proteína, com equilíbrio em aminoácidos. Também é boa fonte de minerais e vitaminas do complexo B, se sobrependo a outros cereais como a aveia, o arroz e o milho. Possui ainda, quantidades significativas de compostos antioxidantes, responsáveis pela redução dos radicais livres no nosso organismo (que contribuem para o desenvolvimento de doenças). Além desses benefícios, os portadores de doença celíaca podem utilizar esse grão, já que não possui glúten.

A gordura que compõe esse cereal é de boa qualidade, rica em ácidos graxos essenciais.



Ele é o único alimentos vegetal que fornece todos os aminoácidos essenciais para a vida humana, sendo considerado como proteína de excelente qualidade, podendo ser comparado ao leite e o ovo.

Quanto os minerais, é fonte importante de ferro, de boa disponibilidade de absorção, mais elevado que o sulfato ferroso. Além do ferro, é rica em cálcio, fósforo, magnésio, zinco, manganês, potássio e cobre.

Também é boa fonte de fibras, apenas perde em relação a fibra solúvel para as leguminosas, como a soja e a ervilha.

Apesar de todos os benefícios desse alimento, não é interessante o consumo excessivo, lembrando que o mais importante em uma alimentação saudável é a variedade de alimentos pois todos eles consumidos de forma equilibrada (nem a mais, nem a menos) é o que garantem a qualidade de vida e a saúde.

PROCURE UM NUTRICIONISTA PARA ENTENDER MELHOR COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA.    



Referências

Scheffer, A.S. Elaboração e aceitabilidade de receitas com Quinoa. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Trabalho de Conclusão de Curso, Junho de 2010.

Gewehr M.F, et al. Análises químicas em flocos de quinoa: caracterização para a utilização em produtos alimentícios. Brazilian Jornal of Food Technology . Campinas, v.15, n.4, p. 280 - 287, out./dez. 2012.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Vitamina C



A vitamina C, também chamada de Ácido Ascórbico (sua forma ativa), tem papel importante na manutenção e reparação de tecidos do nosso organismo. Tem função de antioxidante (combate os radicais livres do organismo que provocam doenças - como cardíacas e alguns tipos de câncer). É importante na síntese de colágeno. Contribui para a cicatrização de ferimentos, fraturas e sangramento gengivais. É melhora a absorção do ferro da dieta.

É necessário, porém, ter bastante cuidado na superdosagem, que levam a danos como a diarreia e cálculo renal. Muito cuidado no uso de suplementos de Vitamina C. Uma dieta equilibrada com frutas e verduras, já é capaz de fornecer uma quantidade ideal desse nutriente para o nosso organismo.

Abaixo, listamos algumas frutas ricas em Vitamina C e sua dosagem. Para isso utilizamos a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, TACO, 2011 (4° Edição).

1° Acerola - 941,4
2° Caju - 219,3
3° Goiaba branca - 99,2

4° Mamão Papaya - 82,2
5° Goiaba vermelha - 80,6
6° Laranja Pêra - 53,7
7° Abacaxi - 34,6
8° Cajá-manga - 26,7
9° Umbu - 24,1
10° Maracujá - 19,8

Referências

TACO, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2011.